Cirurgião Dentista
CRO/RJ 10046

Mauro Althoff

Rua Siqueira Campos, 121 sala: 1001 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22031.071 - e-mail: [email protected]
Tels.: (21) 2257.3973 - 97206.9375

Analgesia Inalatória ou Sedação Consciente

O verbo sedar deriva da palavra latina “sedare”, que significa acalmar ou serenar alguém ou alguma coisa que esteja excitado; ou ainda moderar a ação excessiva de um órgão ou de um sistema.

A Analgesia Inalatória, ou sedação consciente, é uma das técnicas mais antigas. Utilizada pela primeira vez, em 1844, pelo Dr.Horace Wells (dentista de Hardford – USA), essa técnica foi evoluindo, chegando aos dias atuais de uma forma segura, mantendo o paciente consciente com os reflexos íntegros e responsivos durante todo o procedimento.

Horace Wells
1815 - 1848

Na Analgesia Inalatória usamos uma mistura de oxigênio e óxido nitroso administrada através de uma máscara nasal. A sedação permanece apenas durante o tempo em que o óxido nitroso é inalado. O efeito desejado é alcançado, em média, em 5 minutos. Para interrompê- la, basta cessar a oferta de óxido nitroso à mistura  e manter o oxigênio por 3 a 5 minutos

       O grande diferencial desta técnica é a TITULAÇÃO que é a administração de pequenas doses de uma droga até que se atinja o efeito desejado, efetuada através do equipamento, que não deixa que a concentração do óxido nitroso na mistura ultrapasse 70% (30% de O2). Na atmosfera a concentração de O2 é de apenas 21%.

Óxido nitroso é um gás que não é metabolizado pelo nosso organismo. Não causa “ressaca”. Ao término da sedação o paciente não necessita de acompanhante.

Nos EUA, cerca de 90% dos odontopediatras e 70% dos periodontistas usam regularmente a Analgesia Inalatória. No Brasil, mesmo constando na Lei nº 5081, de 24 de agosto de 1966, que regula o exercício da profissão odontológica, a utilização da Analgesia Inalatória só foi regulamentada a partir da Resolução nº 51 de 30 de abril de 2004. Para habilitação o profissional deve frequentar cursos de 96 horas em Instituição de ensino superior ou entidade de classe devidamente registrada no Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Desde 2009, coordeno na Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (AORJ), o curso de habilitação em Analgesia Inalatória para dentistas.

Atendimento diferenciado,
Não aceitamos planos odontológicos.

Rua Siqueira Campos, 121 sala: 1001
Copacabana - Rio - RJ
ao lado da estação Siqueira Campos do Metrô